Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais.
Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la.
Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias. O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.
Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.
O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.
Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.
Os gatos andam na ponta dos dedos.
As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.
O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h.
Quase 10% dos ossos dos gatos se encontran na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.
Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.
Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.
O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.
O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.
Existem cerca de 100 raças de gatos.
Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".
O gato treme quando sente muita dor.
O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.
Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.
Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.
Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.
Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.
O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.
A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida eqüivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.
Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.
Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.
De movimentos harmoniosos e ágeis possui passos flexíveis e unhas retracteis que tornam os seus passos silenciosos. Quando perseguido ou assustado, ele pode deslocar-se rapidamente por meio de uma série de saltos que o põe fora de perigo. Mas, em terreno plano a sua corrida é mais lenta que a do cão. E é por esta razão que ele tenta subir em árvores ou escalar muros com a ajuda de suas garras.
Qualquer que seja a maneira que o gato caia, ele consegue sempre aterrar sobre as patas, graças ao seu senso de equilíbrio, que permitem que ele se contorça no ar. Se a queda é grande a cauda funciona como leme. O gato também sabe nadar, mas raramente o faça.
Senta-se como os cães, apoiando-se no solo com a parte posterior do corpo e sustentando-se nas patas anteriores estendidas. Dorme geralmente de lado, mas tem uma noção de conforto muito pessoal o que o leva a adoptar, muitas vezes, as posições mais estranhas.
O gato defende fervorosamente o seu território, unicamente contra outros gatos, nada mais lhe importa e utiliza a sua urina para demarcar a sua área, também ao afiar as garras, o gato deixa um sinal para os outros gatos que ali passarem. Os gatos têm glândulas nas patas, nas orelhas, no focinho, no pescoço, nos ombros e na cauda.
Estas glândulas que ele deixa ao esfregar-se e a urina são o seu BI. Quando um gato os cheira, franze o focinho e parece extasiado, está na verdade a identificar o gato que por ali passou.
O gato expressa-se de diversas maneiras, com o corpo e através de miados, gritos, espirros e até sopros. Com estes sons os gatos expressam o seu prazer, tristeza, medo, ameaça e paixão. Quando o seu dono chega, o gato recebe-o com a sua voz e corpo. Um gato satisfeito ronrona e roça-se ao dono, quando ele mia está a dirigir-se às pessoas e nunca a gatos.
Os gatos possuem desenvolvidos o tacto, a audição, o olfacto e a visão.
Os pêlos de seus bigodes são órgãos tácteis muito sensíveis, tal como as patas.
A audição dos gatos é mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone. Os gatos ouvem até 65 kHz , enquanto que os homens ouvem até 20 kHz. Enquanto nós possuímos cerca de 5 a 20 milhões de células olfactivas, os gatos possuem cerca de 60 a 80 milhões.
Além destas células existe um outro órgão que serve a mesma função olfactiva e que está situado no céu da boca, que é o órgão de Jacobson. É um analisador de odores que é activado quando o gato sente odores fortes. A visão é excelente, tanto de dia como de noite, pois a sua pupila vertical tem grande poder de dilatação e contracção, segundo a intensidade da luz; ele é capaz de perceber objectos numa luz muito fraca mas não conseguem ver na escuridão completa, vêem melhor à noite, quando comparados com os humanos porque apenas precisam de 1/6 da luz que o nós precisamos. Mas para conseguir ver com pouca luz, ele prescindiu de conseguir ver os pequenos detalhes, vêem-nos desfocados. O campo de visão de um gato é de 185 graus. Ainda que alguns estudos defendam que os gatos sejam daltónicos, estudos recentes provaram que os gatos conseguem distinguir vermelho, verde, azul, cinzento e amarelo. Mas as cores não são tão importantes na vida dos gatos como são na nossa.